segunda-feira, 2 de junho de 2014

Quando passamos por Peniel

Gênesis 32:22-31

A Bíblia nos revela que é da vontade de Deus usar as pessoas para Sua glória. Porém vemos ainda na palavra que o Senhor quer antes se manifestar a tais pessoas, ensinando-as, moldando-as, para que ai sim, elas venham ser instrumentos nas mãos de Deus.
E nesta passagem de Gênesis vemos que Jacó estava disposto a receber o manifestar de Deus em sua vida, e ele passa por Peniel e neste lugar Jacó entra de uma maneira e saí de outra forma.

Peniel significa “a face de Deus”, Jacó fica face a face com Deus, e quando uma pessoa fica a sós com o Senhor, coisas extraordinárias acontecem, foi exatamente o que aconteceu com Jacó. Ele viu, sentiu o manifestar de Deus em sua vida. Mas algumas coisas aconteceram com Jacó quando ele se dispôs a ter o manifestar de Deus em sua vida.

Então, o que acontece quando passamos por Peniel?

1º Somos feridos por Deus.
25 “Quando o homem viu que não prevalecia contra ele, tocou-lhe a juntura da coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, enquanto lutava com ele.”

Jacó entra em Peniel sendo um homem que não agradava a Deus com suas atitudes, porém Jacó estava disposto a mudar seu estilo de vida, com isso o Senhor viu a necessidade de “tocar-lhe”, “ferir-lhe”, pois Jacó necessitava disso. Ele foi ferido pelo Senhor, e partir disso sua vida mudou, pois aquele sinal o acompanhou mesmo depois da peleja em Peniel. Assim somos nós, necessitamos do manifestar de Deus em nossas vidas, e muitas áreas de nossas vidas necessitam ser feridas pelo Senhor.

2º Somos confrontados por Deus
27 “Perguntou-lhe ao homem: Qual é o teu nome? E Jacó respondeu: Jacó.”

Depois de Jacó ser ferido, agora ele é confrontado. Quando lhe é perguntado o nome, enfaticamente ele responde: Jacó. Com aquela resposta é como se ele estivesse dizendo: “meu nome é suplantador, usurpador (significado), essa pergunta foi um confronto com seu caráter, naquele momento Jacó poderia ter disfarçado e não ter confessado o que realmente ele era, porém ele confessou quando foi confrontado. Assim somos nós quando pela fé estamos em Peniel, ou seja, face a face com Deus, nós somos feridos e confrontados pelo Senhor, e quando esse confronto vier até nós, que venhamos ser transparentes e confessar o que realmente somos.
“O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mais o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.” Provérbios 28:13

3º Somos transformados por Deus
28 “Então o homem disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel, porque lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste.”

Ferida e confronto, agora transformação, foi o resultado de um homem que antes levava uma vida relaxada diante de Deus, pois Jacó era um enganador e uma pessoa que havia experimentado algo com Deus quando o mesmo passou por Betel(Gênesis 28), Betel significa “casa de Deus”, ou seja, Jacó estava na casa de Deus, porém continuava sendo Jacó (suplantador, usurpador, enganador, etc), faltava o manifestar do poder de Deus na vida de Jacó, e isso acontece pois Jacó se dispôs a essa mudança. De enganador, usurpador, ele passou a ser chamado Israel. Israel significa “aquele que luta com Deus”, que transformação! Assim somos nós, havendo a ferida e o confronto, com certeza haverá da parte de Deus a transformação, que venhamos nos dispor como Jacó, para que venhamos ser chamados Israel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário